iCoLab apresenta Blockchain para Negócios na FADERGS

iCoLab apresenta Blockchain para Negócios na FADERGS

Na dia 7 de novembro, o Instituto iCoLab esteve presente na 7ª edição do Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão da Fadergs. O co-founder, economista e, como se autodenomina, “um dos iCoLabers”, Carlos Lopes, apresentou a palestra “Blockchain para Negócios”.

Ao iniciar a exposição, Carlos utilizou informações cotidianas e figuras públicas vistas como talentosas e inspiradoras para ilustrar o registro de blocos de dados e informações, conectados entre si. Diferentemente do servidor central existente em processos técnicos de armazenagem de dados tradicionais, a blockchain é um formato de tecnologia descentralizado e de registro distribuído. “Estamos construindo um protocolo de maior confiança nas transações entre pessoas e empresas, sem a centralização de dados, de modo seguro e imutável”, destacou.

Para o iCoLaber, este tema, igualmente a várias outras novas tecnologias, também está assumindo uma característica de tratamento multidisciplinar na análise de aderência e aplicabilidade. Logo, não é exclusivo para especialistas em TI. Os vários exemplos apresentados pelo economista demonstram uma gama enorme de possibilidades de aplicações em áreas como educação, agricultura, indústria, logística, imobiliário e muitos outros. Para isso, o envolvimento de especialistas de cada área é fundamental para a arquitetura da solução.

Uma curiosidade ao final do encontro foi o bate-papo entre alguns professores e acadêmicos que observaram a ausência do assunto “criptomoedas” na palestra. Afinal, é possível abordar a tecnologia blockchain sem falar em criptomoeda? Para Carlos, em que pese a forte relação que existe e comumente é tratada, o desafio é dissociar uma coisa da outra para não confundir os que se aproximam do tema. As criptomoedas tão somente ajudaram a difundir uma tecnologia que, para muitos entusiastas, está chegando para revolucionar o sistema de governança pública e privada de um modo avassalador, independentemente das inovações nos meios de pagamentos ou de reserva de ativos financeiros e patrimoniais.

Grupo WhatsApp
host