O Mundo precisa de Pesquisadores Empreendedores e nós precisamos de...

O Mundo precisa de Pesquisadores Empreendedores e nós precisamos de...

Hoje, além de um convite para você fazer parte do nosso time, queremos compartilhar a jornada do Prof. Jorge Verschoore que é Co-Fundador e Líder do Comitê de Pesquisa aqui do iCoLab. O Professor faz parte do nosso time desde o começo quando ainda éramos Blockchain Colab. 

Jorge Verschoore é formado em Economia, mas ao longo da sua trajetória profissional foi migrando aos poucos para Administração. Após ser aprovado em concurso e atuar na Secretaria do Desenvolvimento do RS, realizou mestrado em administração pública e fez doutorado em Administração de Empresas focando seu olhar nos temas da colaboração e estratégia, fazendo dele, que nem imaginava ser professor, se tornar um professor de estratégia, há 15 anos à convite da Unisinos onde exerce sua profissão até hoje, produzindo conhecimento teórico e prático através de aulas, livros, artigos e produtos tecnológicos. Como professor de estratégia, sempre buscou entender como as redes colaborativas funcionam para tornarem as empresas competitivas, resultando no livro Redes de Cooperação Empresarial que publicou com o Prof. Alsones Balestrin e já está na segunda edição. Em 2014 teve a oportunidade de ir para Universidade da Califórnia em Berkeley, no Vale do Silício, como professor visitante por um ano, e nos comentou a seguinte percepção:

“Antes de ir para o Vale do Silício ouvia falar que tudo era diferente lá, ouvia que a inovação e a colaboração aconteciam em tempo recorde, mas quando cheguei lá senti na pele isso.” afirma – Jorge Verschoore. Foi lá que despertou para a importância do Blockchain e, no seu retorno, passou a dialogar mais sobre o tema nas suas aulas de estratégia e orientar alunos mestrandos sobre o tema, criando o grupo de pesquisa Blockchain Research Group para gerar ideias e iniciativas para estimular e disseminar conhecimento sobre Blockchain e tecnologias. Nascendo na sequência a iniciativa do Blockchain CoLab e desde 2019 a constituição do Instituto Colaborativo de Blockchain – iCoLab.

Além de todo o currículo relevante do Jorge, perguntamos a ele como foi o começo na área da pesquisa e qual a importância dela?

A pesquisa é fundamental para que novas soluções sejam levantadas, e para Jorge ser pesquisador significa linkar pesquisa, conhecimento e aplicação prática que ela possa gerar valor e orientar a captura de valor para as organizações.

Também perguntamos para o Jorge: Quais dicas ele poderia compartilhar com quem está começando na área da pesquisa, e prontamente ele nos respondeu:

“Vou evitar o usar o termo dicas, pois ele remete a atalho e a verdade é que não existe atalhos! O mundo é cada vez mais competitivo e precisamos adequar nosso mindset para a inovação se que quisermos nos destacar profissionalmente. Pergunto: adiantava eu ser a melhor vídeo locadora de Porto Alegre quando o streaming chegou?” 

Ele acredita que pesquisadores empreendedores devem buscar ter as seguintes competências:

  • “Todo profissional deveria fazer um Mestrado! Não pelo diploma, mas sim pela capacidade de pensar, refletir e questionar que o mestrado proporciona, além de aprender metodologias que organizam esses pensamentos e ajudam nas resoluções de problemas.”
  • Ser curioso e compartilhar mais suas ideias e iniciativas 
  • Buscar espaços de troca e conhecimento. 
  • Investir na construção de networking e construção de redes de relacionamento! 

E o iCoLab está justamente gerando essa oportunidade para você compartilhar seu conhecimento e construir essa rede de pessoas e organizações que compartilham do mesmo propósito.

Faça parte do #TeamiCoLab e cresça com a gente!

Faça parte do #TeamiCoLab e cresça com a gente!

Isso mesmo, quem quiser participar poderá se inscrever no iCoLab!

Então se você é professor ou estudante pesquisador em tecnologias transversais e tem um perfil criativo, curioso, empreendedor, protagonista ou facilitador, essa oportunidade é para você! Nas mais diversas áreas e cursos, como Administração, Direito, Tecnologia, Gestão e Inovação, Saúde, etc. 

Você terá a oportunidade de conhecer por dentro a estrutura de uma organização sem fins lucrativos, fazer networking, conhecer profissionais do mercado e acadêmicos, além de desenvolver experiência acompanhado por pesquisadores e profissionais já envolvidos.

Se fizer sentido para você, entre em contato conosco pelo email: [email protected] e  Venha fazer parte do nosso time de pesquisadores iCoLab!

Confira o conhecimento produzido pelo Prof. Jorge Verschoore em sua página do Google Acadêmico 👇

https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=13uKqacAAAAJ&view_op=list_works&sortby=pubdate

Grupo WhatsApp
host