Nubank no mundo das criptomoedas. Será que vale a pena?

Nubank no mundo das criptomoedas. Será que vale a pena?

Por Juliana Manara – Pesquisadora do iCoLab para Áreas Integradas

No dia 11 de maio, o Nubank anunciou  a Nubank Cripto, solução que vai permitir que clientes invistam no mercado de criptomoedas diretamente pelo aplicativo do banco. A funcionalidade já está em fase de testes e será liberada gradualmente para os clientes nos próximos meses.

Engana-se quem pensa que a empresa está trabalhando numa carteira para cripto ativos. A Nubank Cripto foi lançada como uma ferramenta de compra e venda que, em parceria com a empresa Paxos, que realizará as transações. Paxos é uma empresa bastante conhecida no mundo dos cripto ativos, sendo especialista em Blockchain e prestando serviços de corretagem, tokenização e liquidação envolvendo a tecnologia.

Na prática, os clientes estarão adquirindo um título emitido pelo Nubank baseado em cripto moeda. Isto é, os clientes não terão acesso nem à moeda e nem às chaves de acesso  da moeda. O investimento será custodiado pela empresa terceirizada, Paxos, e o Nubank atuará como facilitador das movimentações através de sua própria plataforma.

Então, em um cenário radical onde o governo possa intervir nos seus bens custodiados por bancos, os clientes  simplesmente não conseguirão sacar as suas criptos. Claro que esta situação não é tão simples, mas é necessário estar preparado.

No dia 16 de maio a revista Exame publicou que o banco investiu R$136 milhões de reais em Bitcoin, alocando aproximadamente 1% do seu patrimônio declarado em 2021 no momento que o cripto ativo atinge a sua maior baixa desde o seu recorde em novembro, com 56% de queda. Para somar a situação, tivemos o caso da criptomoeda Terra (Luna) que simplesmente desapareceu em questão de dias, saindo do marco de R$100 dólares para meros milésimos de cents, resultando em maior instabilidade entre os investidores. 

O que uns vêem como uma afirmação de confiança na moeda, outros interpretam como talvez uma das melhores iniciativas do banco que, como já aconteceu, pode ter o seu patrimônio multiplicado em cima deste investimento.

Informação é tudo, cuide do bolso consumindo conteúdo de qualidade.

Leave a Reply

Grupo WhatsApp
host