Habemus DAO


Por Fernando Correa Grisi – Pesquisador do iCoLab  e Especialista em Startups de Inovação radical, doutorando em Administração, empreendedor, mentor, professor e consultor 

Trago aqui uma contribuição sobre novos modelos de negócios e minha visão sobre o fenômeno da inovação e do surgimento de novos modelos de organização, os das organizações descentralizadas e autônomas. Se ainda não ouviu falar nas DAOs, segue aqui um resumo desse novo tipo de organização.

As DAOs, ou organizações autônomas descentralizadas, são organizações em blockchain que usam contratos inteligentes para permitir que seus participantes tomem decisões coletivas sobre governança, operações e liderança.

Uma organização autônoma descentralizada (DAO), é uma organização representada por regras codificadas como um programa de computador que é transparente, controlado pelos membros da organização, e não influenciada por um governo central ou um único líder. Regida por um contrato inteligente, promete levar a auto-organização a um novo patamar tecnológico.

Na DAO, as regras de gerenciamento e operação são todas codificadas no blockchain, permitindo que um participante opere de forma autônoma, e isso  pode reduzir os custos de transação ao fornecer um modelo de gestão mais eficiente.

São organizações não hierárquicas, que executam e registram tarefas rotineiras em uma rede pública peer-to-peer criptograficamente segura e contam com as contribuições voluntárias de seus stakeholders internos para operar, gerenciar e desenvolver a organização por meio de uma consulta democrática,

A explicação mais simples é a analogia proposta por Mike Hearn: 

“Imagine um táxi sem motorista. Este táxi está à procura de passageiros. Após o término da corrida, o táxi cobra a taxa e usa o lucro para reabastecer. O táxi executa o algoritmo codificado de forma autônoma.”

Ori Brafman e Rod A. Beckstrom argumentaram que organizações hierárquicas são como aranhas: cortem suas cabeças e elas morrerão, enquanto organizações sem líderes são como estrelas do mar: cortem uma perna e ela crescerá novamente e a perna cortada pode se transformar em uma nova estrela do mar.  

Em uma organização descentralizada, não há um líder claro, nenhuma hierarquia e nenhuma sede. Quando um líder surge, essa pessoa tem pouco poder sobre os outros

E qual seria o impacto deste modelo descentralizado nas organizações tradicionais? 

O principal impacto é na estrutura organizacional, quebrando a hierarquia e descentralizando o poder, fica a questão: será que a liderança vai gostar disso, ou estaria preparada para dividir o poder?

Outro importante ponto é o da transformação digital: estariam estas empresas prontas para acabar de vez com toda uma estrutura física?

E o mais importante: será que os smart contracts são confiáveis?

Estas questões devem ser consideradas para quem um dia quer transformar uma organização, e já estamos na revolução causada pela transformação digital e a cada dia surgem novas organizações que já incorporam estes conceitos de uma DAO.

Tenho acompanhado de perto o fenômeno das startups e posso concluir que estas novas empresas já nascem com estes princípios: o da autonomia, da descentralização do poder e outros como o da colaboração e da cocriação.

As DAOs já estão aí e fica aqui o chamado para que juntos possamos além de estudar, ajudar as organizações tradicionais a inovar e a se transformar, e por que não, criar novas empresas com estes princípios.

Grupo WhatsApp
host