4 Anos de Inovação e Colaboração celebra o iCoLab!

4 Anos de Inovação e Colaboração celebra o iCoLab!

É com imensa alegria e orgulho que compartilhamos a emocionante jornada de 4 anos do iCoLab, o pioneiro Instituto Colaborativo em Blockchain & Web3 no Brasil que tem promovido a força da tecnologia, desencadeando uma onda de mudanças positivas e inspiração para muitos neste cenário tecnológico. Fundado em 2019 pela visionária idealizadora, cofundadora e presidente, Sandra M. Heck.

Tudo começou em 2018 na Unisinos, onde um sonho ganhou forma, e uma ideia se transformou em realidade! E hoje, celebramos quatro anos de conquistas, inovações e colaborações significativas. Desde sua fundação, o iCoLab tem desbravado caminhos desafiadores, enfrentado adversidades com coragem e construindo pontes para uma nova economia baseada em confiança e colaboração.  E se concretizou, em 2019, no iCoLab, que é um Instituto Colaborativo de Blockchain & Web3, sem fins lucrativos, sendo o primeiro Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação focado na tecnologia Blockchain do Brasil.

“O iCoLab não é apenas um instituto, é uma comunidade vibrante e diversificada de protagonistas que compartilham a paixão pela mudança. Mentores, pesquisadores, empreendedores e parceiros uniram forças sob os valores fundamentais do instituto, formando amizades duradouras e conexões profundas.” Destaca a presidente Sandra M. Heck sobre a importância dessas conexões e como elas impulsionaram o iCoLab a novos patamares.

A trajetória não foi livre de desafios, mas a persistência e a crença em um propósito maior permitiram que o iCoLab florescesse. O instituto abraça a mudança e a incerteza como oportunidades para aprendizado e crescimento. O ambiente de experimentação e desenvolvimento tem nutrido ideias ousadas, transformando-as em projetos concretos que moldam positivamente nossa sociedade.

Nestes quatro anos, o iCoLab tem sido um farol de educação, experimentação, aceleração e pesquisa no cenário de blockchain e web3. O instituto continua a construir uma nova economia, onde a confiança e a colaboração são os pilares da inovação. À medida que celebramos esta conquista marcante, convidamos todos a se unirem a nós para moldar um futuro sustentável e inspirador.

O iCoLab não é apenas um instituto; é um movimento, uma jornada compartilhada por todos os que acreditam no poder da tecnologia para criar mudanças e resolver problemas reais. Nossa gratidão se estende a todos que fizeram parte desta viagem e que continuarão a moldar o amanhã.

Da Visão ao Impacto tem sido uma Jornada de Transformação! Com muita colaboração além das Fronteiras, transformando desafios em inovação e construindo um futuro sustentável e transparente com Blockchain & Web3!

Sandra afirmou também que: “Já se passaram 4 anos de uma iniciativa que é muito especial para mim. Me dediquei e me dedico integralmente ao instituto para pôr em pé este propósito que me move tanto profissionalmente como pessoalmente. Sim, uma jornada árdua, difícil e de algumas desilusões. Muitas vezes, ao longo do caminho, me peguei pensando se todo o esforço valeria a pena e se não era melhor desistir, o que tornaria tudo muito mais simples, e buscar avançar com outra iniciativa, mas, ao mesmo tempo, sabia que empreender é isso: uma montanha-russa.  Foi um período intenso, de muita superação e de muitas mudanças e evoluções, inclusive da própria tecnologia Blockchain, porém foi aí que ganhei presentes eternos. Conheci pessoas incríveis (mentores, pesquisadores, parceiros e empreendedores) que se aproximaram pelos valores e, hoje, são grandes parceiros e amigos e que dão muito sentido ao iCoLab e à minha vida. Não vou nomeá-los, mas estas pessoas sabem do que estou falando, do que estamos construindo e que nos permite verdadeiramente juntos nos adaptar e aprender fazendo (keep learning and changing by doing); uma trajetória de coragem e de muitas incertezas, mas que torna o nosso caminho menos solitário, menos difícil, mais emocionante e ao mesmo tempo frutífero para os que reconhecem a necessidade de mudança, se abrem para o novo, aceitam os riscos e desejam transformar desafios reais em projetos inovadores e sustentáveis e; assim gerar significado, bem-estar e impacto positivo na sociedade.”

Somos um instituto de ciência, tecnologia e inovação sem fins lucrativos, uma rede colaborativa e intensiva em conhecimento aplicado. Estamos estruturados em quatro principais iniciativas; de acordo com o nível de maturidade de negócio e tecnologia: 

1) iCoLab Academy – Grupos de interesse, são os núcleos de estudos e de pesquisas organizados em temáticas específicas. Nos SIG´s (Special Interest Group), é onde traduzimos os saberes, conhecimentos e experiências em artefatos: artigos, revistas, livros, metodologias, talks, webinars e outros infoprodutos. No Academy, investimos na educação e no aprendizado que é uma prática social, compartilhada entre os pesquisadores numa perspectiva local e global; e usando as tecnologias digitais como ferramentas ágeis e poderosas; um investimento promissor para apoiar no desenvolvimento próprio e dos outros; uma comunidade de interesse acessível, inclusiva, conectada, compartilhada e com benefícios duradouros ao longo da vida que podem gerar e/ou beneficiar as inovações;

2) iCoLab Up – Web3 Business Lab. Laboratório prático de pré-aceleração com o objetivo de contribuir com os empreendedores na validação do problema e da solução, análise de mercado e tecnológica e capacitá-los no universo da web3 & blockchain nas diversas áreas: inovação, gestão, governança, tecnologia, legal, regulação, propriedade intelectual, comunidade, mercado, arquitetura tecnológica num único lugar, nutrindo com profundidade e responsabilidade a jornada árdua dos empreendedores, muitas vezes solitária. Fizemos isso por meio de workshops, mentorias e orientações coletivas e individuais, com o envolvimento de uma rede de relevantes e experientes facilitadores de acordo com as necessidades específicas de cada empreendimento e empreendedor;

3) iCoLabiz – desenvolvemos projetos de certificações, de pesquisa, desenvolvimento e de inovação: gestão, governança e de execução, auditorias técnicas, legal e de segurança e vulnerabilidade envolvendo contratos inteligentes. Atuamos na educação digital que norteia a tradução dos reais benefícios da tecnologia: capacitações executivas e técnicas (online e presencial, abertas ou in company), workshops de design para identificação e priorização de casos de uso reais de acordo com os objetivos estratégicos. Além disso, fomentamos as oportunidades por indústria antecipando a tão necessária transformação digital, social e ambiental desta nova economia;

4) iCoLabchain – somos um hub, um orquestrador de muitas ações e projetos de (P&D&I) com diferentes instituições associadas e parceiras por meio de redes de cooperação tecnológica e de inovação. 

As quatro iniciativas direcionam e organizam os projetos de acordo com nível de maturidade de negócio e/ou tecnológico e geridas com muita disciplina, metodologia, gestão, governança e inteligência coletiva para desenvolver e entregar com qualidade cada um dos projetos empreendidos por nós e que se somam na relevância do primeiro instituto colaborativo de blockchain no Brasil, um instituto de ciência, tecnologia e inovação, sem fins lucrativos do estatuto: http://icolab.org.br/estatuto/

Feliz 4º Aniversário e vida longa ao iCoLab! Vamos continuar construindo, colaborando e impactando juntos! 

Eu acredito que tudo pode ser mudado pelo seu exemplo e não pela sua opinião!  Está sendo uma experiência incrível, desafiadora, mas que vale a pena apesar das muitas dificuldades paulatinamente superadas. Alguns iCoLabers partiram; outros partiram e retornaram; e outros, assim como eu, acreditam muito no propósito de construir pontes, fortalecendo a colaboração e a confiança, usando blockchain como motor para uma nova economia. Em tempos de incertezas, de muitos experimentos, alguns deram certos, outros não, ficam as pessoas, os iCoLabers e também conquistas relevantes, consistentes e experiências enriquecedoras e de muito valor agregado. Gratidão a todos!” Finaliza Sandra.

Grupo WhatsApp
host