Blockchain, Agronegócio e Rastreabilidade. A inovação está mudando as regras...

Blockchain, Agronegócio e Rastreabilidade. A inovação está mudando as regras...

Internacionalmente reconhecido como um dos maiores produtores e exportadores do mundo de soja, açúcar, café, milho, suco de laranja, proteínas e outros alimentos, o Brasil possui um PIB anual de R$ 1,5 trilhão, e está entre os três maiores produtores de alimentos do planeta, e o agronegócio contribuiu com 22,8% do PIB Brasileiro em 2017 e com 37% dos empregos (17,7 milhões de trabalhadores), se tornando uma demanda cada vez mais crescente. Em um mundo que tem cerca de 7,8 bilhões de habitantes, com uma expectativa de crescimento para 9 bilhões até o ano de 2050, estima-se que a produção de alimentos precisa dobrar para atender a demanda populacional, o que vai exigir práticas para melhorar a eficiência no uso dos recursos que geram essa produção. Desafios latentes!  O crescimento da demanda por alimentos e a mudança no comportamento do consumidor e da sociedade exigirão dois elementos essenciais: adoção de novas tecnologias para garantir maior eficiência e produtividade, e foco em sustentabilidade para atender a uma demanda por responsabilidade ambiental e social.

Para a Organização Mundial do Comércio (OMC), a adoção de novas tecnologias permitiria um crescimento de 3 pontos percentuais por ano até 2030 nas exportações brasileiras do agronegócio, bem acima da média mundial, mas para isso o Brasil deve acelerar a adoção de inovações e tecnologias no setor.  E definitivamente Blockchain, uma nova oportunidade e é  uma tecnologia que vem despertando o interesse em diversos setores da economia pelo seu potencial em transformar modelos e organizações, garantir a transparência e a visibilidade da cadeia de valor, reduzir etapas, custos e intermediários, aumentar a produtividade e capturar novas oportunidades de negócio. Blockchain é hoje o que a internet foi para as empresas na década de 1990, e hoje a Rastreabilidade existe para estar trabalhando a favor do seu negócio.

Veja como a rastreabilidade acontece na prática na imagem abaixo: 

Ficou interessado em saber mais? Pensando nisso hoje vamos te dar alguns motivos para que você entenda a importância de adotar blockchain no agronegócio!

Transparência e simetria de informações: Compartilhe informações com outros atores da cadeia de valor (fornecedores, parceiros, governo, clientes), garantindo segurança, transparência e simetria de informações.

Tokenização de ativos: Transforme ativos em tokens, e transforme os seus produtos e serviços em ativos globais, simplificando a experiência de compra dos seus clientes e alcançando novos mercados.

Otimização de processos: Simplifique processos, reduza a burocracia, protocolos, documentos e registros distribuídos em diversas etapas da cadeia de valor. Remova intermediários e simplifique as operações para aumentar a produtividade.

Relacionamento com clientes: Melhore o relacionamento com clientes oferece informações sobre o seu produto e processo, e crie uma plataforma de benefícios que reforce o seu compromisso com o mercado.

Adequação à legislação vigente: Adequação à regras e legislações vigentes do governo de forma automatizada, com informações transparentes e seguras. Compartilhe informações sobre o processo e os produtos com quem deve ter acesso a estas informações.

Esses são só alguns dos motivos que você pode adotar desde já e explorar novas oportunidades no ecossistema de negócios da sua empresa, criando novos modelos de operação que antes não eram possíveis.

Esse conteúdo faz parte da nossa série de conteúdos com parceiros associados do iCoLab! E nos próximos dias, vamos continuar compartilhando muitos conteúdos iCoLab + One Percent, nosso parceiro associado com foco em explorar mais sobre nossas verticais de atuação, em que pensamos tech para resolver problemas reais e entregar soluções usando Blockchain com parceiros em cada etapa da execução.

Nosso próximo texto será sobre Registro Eletrônico de documentos e muitos outros temas também  farão parte na nossa série e conteúdos.

Referências desse conteúdo com mais infos nos links 👇

https://drive.google.com/file/d/1JG1q3K4WSHfK_OvXIpMjbXwOMm976S0J/view?usp=sharing

Grupo WhatsApp
host