Brasil tem primeira certidão de nascimento digital registrada em blockchain

Brasil tem primeira certidão de nascimento digital registrada em blockchain

O Brasil deu um passo importante em direção à digitalização de registros. No dia 8 de julho deste ano, segundo reportagem do UOL, nasceu o primeiro bebê cuja certidão de nascimento foi feita de maneira totalmente digital por meio da rede blockchain.

Os pais de Álvaro de Medeiros Mendonça não precisaram comparecer a um cartório físico após o nascimento do filho, no Rio de Janeiro. Todo o processo burocrático foi realizado de forma digital, mas seguindo as normas estabelecidas em lei.

O processo foi feito pela startup Growth Tech, que criou uma plataforma, batizada de Notary Ledgers, que funciona como um cartório virtual. Com a tecnologia de blockchain da IBM, a solução permite emitir procurações, certidões de nascimento, de óbito e de união estável. Todos os registros ficam salvos de maneira segura, rastreável e inviolável por conta da tecnologia.

“No momento do nascimento, um dos membros da equipe de parto faz a declaração de nascido vivo diretamente em nossa ferramenta. Em seguida, quem for registrar a criança cria sua identidade digital com base na validação de dados pessoais junto a órgãos oficiais, além de um poderoso reconhecimento biométrico facial”, explica Hugo Pierre, CEO da Growth Tech. “Finalmente, as informações entram na plataforma do cartório, que gera a certidão em no máximo 15 minutos”.

“Um documento assinado digitalmente em nossa plataforma tem a mesma validade de um assinado manualmente em um cartório físico, pois as validações das transações também são feitas por cartórios na rede Notary Ledgers, com o mais alto nível de segurança e transparência, evitando fraudes e melhorando o tempo de entrega dos serviços cartorários”, afirma Hugo Pierre, em artigo publicado pela IBM em maio.

A Notary Ledgers está ampliando continuamente a sua rede de cartórios parceiros. A ideia é que, com o mais aderidos, outros tipos de documentos possam ser registrados digitalmente por meio da blockchain.

Publicado por: Startse + Imagem GettyImagem

Grupo WhatsApp
host