Programa de Pré-Aceleração Web3 Business Lab do iCoLab!

Programa de Pré-Aceleração Web3 Business Lab do iCoLab!

Saiba mais e inscreva seu projeto empreendedor no Web3 Business Lab – Turma 2023/1

Acelerando Negócios na Web3 com Blockchain 

1. O iCoLab

Fundado em 2019, o iCoLab é o primeiro instituto colaborativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação totalmente focado em tecnologia blockchain do Brasil. Formado por pessoas e organizações que se conectam e colaboram para fomentar, educar, simplificar a adoção e construir soluções inovadoras para os negócios e para a sociedade.

Somos um hub dinâmico que potencializa conexões, empreendedorismo e inovação centrado na nova economia. Contamos com a inteligência coletiva de profissionais e especialistas com múltiplos conhecimentos e experiências. Somos membros afiliados ao BRI (Blockchain Research Institute, Canadá). 

Contribuímos para criar e acelerar negócios inovadores no universo da Web3 & Blockchain e o nosso propósito é construir pontes para a nova economia, fortalecendo a colaboração e a confiança, usando blockchain como motor.

Entregamos valor por meio de: 

  • Pesquisa aplicada : acadêmica e empresarial
  • Eventos: Webinars, iCoLab Talk, iCoCAST, W[3]BR, Blockchain Rio
  • Educação: Capacitação empresarial e técnica no mercado Web3
  • Projetos P&D&I para resolver fricções e problemas reais das pessoas

Geramos conhecimento, fomentamos e executamos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nos diversos níveis de maturidade por meio de quatro iniciativas: iCoLab Academy; iCoLab Up; iCoLabiz e iCoLabchain. 

Convidamos você para conhecer mais o iCoLab e nos seguirem nas redes sociais e saber mais sobre o que estamos promovendo e produzindo na comunidade iCoLab https://linktr.ee/icolabbrasil.

2. O Blockchain & Web3 Business Lab

O Blockchain & Web3 Business Lab é um laboratório do iCoLab, e é a escolha certa para empreendedores que buscam criar e acelerar negócios inovadores e construir pontes entre a Web2 e a Web3 usando Blockchain como motor para a sustentabilidade dos negócios, do ambiente e da sociedade. 

Como iniciativa, nosso objetivo é contribuir com empreendedores – pessoas físicas, startups e empresas  –  a alcançar seu potencial máximo, oferecendo:

  • Validação rápida de casos de uso reais e soluções digitais propostas
  • Acolhimento para novos empreendedores com objetivos semelhantes
  • Atendimento às demandas de negócios por inovação orientadas à nova economia
  • Fomento a projetos sementes com startups e empresas
  • Educação com capacitação, orientação e mentoria  na co-criação/co-execução de projetos minimizando esforços e riscos

Em termos de conhecimento de mercado, dispomos de uma comunidade de especialistas com ampla experiência e trânsito nesses segmentos:

  • Agronegócio
  • Educação
  • Energia
  • Financeiro
  • Saúde
  • Telecom 

Se você está pronto para levar seu negócio ao próximo nível usando a tecnologia Blockchain, junte-se a nós do Web3 & Blockchain Business Lab.

3. O programa de pré-aceleração 

O programa de pré-aceleração tem como objetivo principal contribuir com os empreendedores para validar o ajuste entre o produto e o mercado (product market fit) e estruturar o crescimento do negócio no ambiente da Web3 & Blockchain. Oferecemos suporte e apoio personalizado a cada projeto, adaptado à sua maturidade e estágio de desenvolvimento. Em 3 meses, nós trabalharemos em conjunto para validar as hipóteses-chave do negócio e desenhar um caminho claro para o crescimento acelerado e sustentável.

3.1 O que oferecemos 

O Laboratório oferece uma ampla gama de recursos e apoios para o processo de pré-aceleração de seu projeto: 

  • Metodologia: Nosso programa de aceleração é projetado especificamente para ajudar os empreendedores a encontrar o ajuste entre o produto e o mercado (product market fit), especialmente no ambiente Web3. Durante 3 meses, oferecemos uma variedade de atividades de acompanhamento para todos os empreendedores participantes, incluindo trilhas de conteúdo personalizadas e mentorias individuais. Nossa metodologia é projetada para ajudar os empreendedores a se desenvolverem rapidamente e alcançarem seu potencial máximo no mercado Web3.
  • Modelagem de Negócio: O objetivo é colaborar para que o negócio seja montado de acordo com as características do mercado Web3 e do seu público-alvo em potencial, evitando adquirir vícios que possam gerar prejuízos morais e financeiros e reduzir os atritos que possam surgir com o mercado, superando gargalos e impedimentos.
  • Assistência técnica e tecnológica: Oferecemos apoio técnico para o desenvolvimento da tecnologia blockchain e outras tecnologias relacionadas à Web3.
  • Networking e acesso à comunidade do iCoLab: Inserimos o empreendedor na rede de profissionais e conexões com empresas bem-sucedidas no mercado Web3.
  • Assistência de Marketing: Auxiliamos as empresas no desenvolvimento de campanhas publicitárias, mídia digital, criação, gestão e de comunidades, e demais métodos estratégicos para serem bem posicionadas  no mercado Web3.
  • Assistência jurídica, regulatória, gestão e governança: Ensinamos, educamos, orientamos e mentoramos os principais processos para que a gestão do projeto esteja dentro da legalidade e de boas práticas de gestão e governança no mercado Web3.
  • Trilhas de Conteúdo: Mapeamos os conhecimentos necessários para  toda a startup crescer e montamos uma trilha de workshops, que inclui product-market fit, validação do processo de vendas, marketing digital e customer success. 
  • Apoio para captação de investimentos: Ajudamos na  preparação do material de captação (teaser, deck, pitch e planilhas  financeiras), conexão com redes de anjos, aceleradoras, CVC´s e VCs no Brasil e exterior, e apoio na negociação e  contratos. 
  • Pré-Pitches com feedbacks de advisor´s experientes do mercado Web3
  • Certificado de Participação com a avaliação final da banca avaliadora para todos os empreendedores que finalizarem todo o programa.

Além do que oferecemos neste programa, iCoLab também agrega de forma opcional serviços específicos de auditoria (técnica e jurídica) de acordo com as necessidades de cada empreendedor, startup e/ou aceleradoras e investidores.

4. Quem buscamos

Estamos procurando startups e empreendedores visionários que estejam preparados para explorar o potencial da tecnologia blockchain e com outras tecnologias relacionadas a Web3.
Procuramos interessados com, no mínimo, uma Prova de Conceito (POC) ou um Produto Mínimo Viável (MVP) desenvolvidos, que apresentem uma solução consistente com os critérios especificados a seguir.

4.1. Critérios de elegibilidade:

  • Nível de maturidade: a startup/empreendedor deve ter alcançado o nível de maturidade tecnológica (TRL) 3 ou 4, o que significa que a startup desenvolveu um conceito comprovado e/ou um protótipo de seu produto ou serviço.
  • Foco Web3 & Blockchain: O produto ou serviço da startup/empreendedor deve ser focado em tecnologias Web3, como blockchain, finanças descentralizadas (DeFi), DApps ou outras tecnologias descentralizadas.
  • Modelo de negócio: A startup/empreendedor deve ter um modelo de negócio claro que demonstre a solução, e como gerará receita e alcançará a rentabilidade.
  • Equipe: A startup/empreendedor deve ter uma equipe com as habilidades e experiência relevantes para desenvolver e levar o produto ao mercado.
  • Finanças: A startup/empreendedor deve ter alguma projeção financeira, ser auto-financiado ou ter um plano claro para obter financiamento.
  • Escalabilidade: O produto ou serviço da startup/empreendedor deve ter potencial para escalar e ter um impacto significativo no ecossistema Web3.

Se a sua solução se alinha com esse perfil e você é um(a) empreendedor(a) comprometido(a) em criar impacto positivo na sociedade, gostaríamos de conhecê-lo(a) melhor!

5. O processo de seleção 

O processo de seleção é composto por duas etapas, ambas eliminatórias. 

5.1 Formulário Online

Ao escrever sua aplicação, explique claramente os pontos-chave do seu modelo de negócio. Neste primeiro momento,  iremos analisar informações de mercado, competidores, proposta de  valor, regulamentação, a solução e qualificação da equipe. É importante preencher o  formulário com informações claras, baseadas em dados e aplicar a  “escrita lean” (constar apenas o fundamental, formulários muito longos não são desejáveis). 

5.2 Entrevista

Para aquelas aplicações consistentes e com fit na pré-aceleração do programa Web3 Business Lab, agendaremos uma entrevista online para conhecer a equipe do projeto. Nesta etapa as equipes fazem seu pitch (5min) e respondem perguntas do nosso grupo com conhecimentos multidisciplinares e experiências neste universo, que poderá solicitar informações mais detalhadas sobre o mercado, estratégia de crescimento, estratégias go to market e qual o nível de inovação que apresenta. 

6. Contrapartida 

Em contrapartida por todo o programa de pré-aceleração, benefícios, e entrega de conteúdo, conhecimento, networking, mentorias e experiências ao longo de toda jornada empreendedora descritos neste documento, o empreendedor passará por negociação com o iCoLab para ceder entre 2 e 4% de direito de participação através de um instrumento a ser assinado com cada projeto selecionado (SAFE – Simple Agreement for Future Equity).

Vale ressaltar que o Web3 Business Lab conta com um time interdisciplinar de conhecimento e experiências em tech, inovação, negócios, empreendedorismo, legal, financeiro, gestão e governança e etc. em um único local para proporcionar aos participantes a experiência de empreender e validar seu modelo no universo da Web3, trazendo temas inovadores e focados para solucionar problemas de execução das mais diversas naturezas. De forma simples para gerar resultados consistentes ao longo do processo. São 90 dias com muitos workshops, mentorias individuais e em grupo.

Inscreva seu projeto aqui! 👇🏻

Siga nossas redes no link: linktr.ee/ICOLABBRASIL e contribua com nosso propósito que é construir pontes para a nova economia, fortalecendo a colaboração e a confiança, usando Blockchain como motor.

Grupo WhatsApp
host