iCoLab e instituições do RS avançam em carteira digital de...


Veja a divulgação de resultados do piloto do projeto Minha Saúde Digital: Primeiro case de sucesso de interoperabilidade de dados de saúde pública e privada, com tecnologia blockchain, iniciando a era do Open Health no Brasil

É com bastante entusiasmo e gratidão que divulgamos publicamente os resultados bem-sucedidos do primeiro case no Brasil de interoperabilidade de dados de saúde pública e privada, com interação centrada no paciente e estruturado em tecnologia blockchain. Fruto de um Acordo de Cooperação Técnica, liderado pelo iCoLab (Instituto Colaborativo de Blockchain, entidade sem fins lucrativos), o projeto piloto integrou as informações da linha do cuidado, Covid e Covid Longa de diversos players da saúde pública e privada do Estado do Rio Grande do Sul, em um aplicativo para o paciente e para o profissional de saúde, de forma simples, auditável, rastreável, imutável e com o consentimento do cidadão. 

O Minha Saúde Digital, sob a condução da Sandra M. Heck, Cofundadora e Presidente do iCoLab — cuja experiência está ligada a diversos projetos de inovação aberta, blockchain e tecnologias, nesta primeira fase do piloto, contou com a participação de hospitais e operadora (HED – Hospital Ernesto Dornelles, GHC – Grupo Hospitalar Conceição, Santa Casa de Porto Alegre, Unimed Central de Serviços RS), unindo os players do setor público, do setor privado e do terceiro setor. E o parceiro de tecnologia é a healthtech IAsis Health Brasil, cuja plataforma de saúde digital, interoperabilidade transversal e blockchain foi aprovada e validada no piloto para a fase de ampliação do projeto, dado o êxito do piloto com a integração de dados de saúde e a unificação destes dados na timeline do paciente. 

Desde a sua concepção, o projeto Minha Saúde Digital tem sido marcado por aplicar, na prática, os conceitos de ecossistema aberto de inovação, trazendo resultados concretos, úteis e mensuráveis não só para os players da saúde, mas principalmente para a sociedade, reduzindo a assimetria de informações entre os players para construir futuros possíveis na saúde pública e privada no Brasil e colaborando para incentivar o que se tornará o Open Health no País nos próximos anos. No piloto, a interoperabilidade construída conectou todos os players de saúde envolvidos no projeto, recuperando e padronizando os dados de saúde, tais como: nome do estabelecimento de saúde de atendimento, data e hora de entrada/saída do estabelecimento, CNES e modalidade assistencial (urgência e emergência, internação, unidade ambulatorial etc.), código de procedência (CID-10 inicial), desfecho clínico (alta clínica, internação), demais CIDs aplicados ao paciente, procedimentos realizados, resultados de exames (laboratoriais e de imagem), dados de imunização, prescrição e dispensação de medicamentos e nota de alta. 

Para o cidadão, além da privacidade e segurança, a entrega de seus dados de saúde, enquanto único e legítimo titular, armazenados na carteira digital de saúde do paciente, permite, com o seu consentimento, que os dados possam ser compartilhados com profissionais e/ou estabelecimentos de saúde. 

No caso de resultados de exames laboratoriais, o piloto demonstrou que, caso exista um ou mais exames laboratoriais realizados pelos pacientes, é possível reuni-los e apresentá-los de forma cronológica, com visualização padronizada para facilitar a leitura por meio de um gráfico ou tabelas. 

Para os médicos, a solução se mostrou relevante também em termos de auxílio à hipótese diagnóstica. Com ferramentas de IA e blockchain permissionada, foi possível demonstrar a sugestão de hipóteses diagnósticas e possíveis complicações em saúde, apresentando assim as probabilidades de determinado evento acontecer, por meio do cruzamento dos dados de saúde do cidadão. 

Tanto os resultados deste exitoso piloto como os desafios das próximas fases do Minha Saúde Digital, que contarão com o engajamento de outras instituições, ampliando ainda mais a participação e o escopo do projeto, serão apresentados no Blockchain Rio Festival https://www.blockchainrio.com.br/ 

Nós do iCoLab nos sentimos honrados e ainda mais motivados a continuarmos com nosso propósito de construir pontes para a nova economia, fortalecendo a inovação, a colaboração e a confiança a partir do uso de tecnologias blockchain como motor. 

Para mais informações sobre os resultados do piloto do projeto Minha Saúde Digital, assistam a live de entrega do projeto no link: https://www.youtube.com/watch?v=BH3kvmWMcDA e https://www.youtube.com/watch?v=l7UtXZbB4No  e na matéria publicada no Blocknews: https://www.blocknews.com.br/corporativo/icolab-e-instituicoes-do-rs-avancam-em-carteira-digital-de-saude-des-pacientes/
Somos um instituto colaborativo de ciência, tecnologia e inovação, sem fins lucrativos, formado por pessoas e organizações que se conectam e colaboram para pesquisar, educar, trocar e realizar eventos, conceber e entregar soluções de negócios customizadas. Convidamos você para nos seguirem nas redes sociais e saber mais o que estamos promovendo e produzindo na comunidade iCoLab. https://linktr.ee/icolabbrasil

Grupo WhatsApp
host