Introdução às Organizações Autônomas Descentralizadas


Por Bernardo Madeira – Vice-Presidente do iCoLab na Gestão 2022-2024 e Especialista em Blockchain da Interchains.

O que é uma DAO? E para que serve?

Primeiro, é importante entender o que é exatamente uma DAO e como organizações online estão operando atualmente. Há um velho ditado que se aplica a decisões em grupo, e diz que “um camelo é um cavalo desenhado em um consenso”. Uma DAO é, de muitas maneiras, a expressão digital definitiva da tomada de decisão baseada em regras por consenso, alavancando pelo Blockchain para estabelecer entidades que resolvem determinadas tarefas, que são claramente definidas por contratos inteligentes. As DAOs não têm sede, organização centralizada ou ponto único de falha, mas descrevem regras, em código e codificam decisões em contratos inteligentes executados anonimamente no Blockchain. Para simplificar, é quando um grupo de pessoas reúne fundos ou recursos coletivos – anonimamente – e depois compartilha as responsabilidades de tomada de decisão para a distribuição.

Escopo de uma DAO

Embora as DAOs existam para satisfazer um único propósito ou objetivo, ou tipo de transação, elas atualmente são executadas de várias maneiras. Podem ser tão simples quanto a compra de um ativo, quanto a aquisição de uma única cópia de um álbum. Em outras aplicações, DAOs são usados ​​para ações mais complexas, como financiamento de projetos ou até mesmo a criação de grupos sociais.

Uma maneira popular pela qual as DAOs estão sendo usados ​​é para Finanças Descentralizadas (DeFi), contornando investimentos tradicionais que podem ser considerados elitistas, inacessíveis ou não transparentes pelos investidores comuns. E, embora as pessoas possam comparar DAOs ao investimento anjo, DAOs geralmente oferecem barreiras de entrada muito menores, maior controle do investidor e dentro de estruturas digitais.

A proposta de valor

O que torna as DAOs tão únicas é que elas são, ao mesmo tempo, descentralizadas em termos de tomada de decisão, enquanto a missão é limitada pelas regras escritas para governar seu propósito. Um grupo de pessoas desconhecidas pode investir em uma DAO e essa participação é medida em tokens de governança (coloquialmente chamados de “moedas”). Não há hierarquia estrutural e nenhuma pessoa tem autoridade para tomar decisões em uma DAO, em vez disso, todos os membros têm voz na tomada de decisão, geralmente proporcional à sua posse de moedas. Nenhuma decisão pode ser tomada ou executada sem o conhecimento e participação dos membros da DAO.

Ao mesmo tempo, como nenhuma pessoa tem autoridade para tomar decisões quando a DAO enfrenta uma situação fora dos limites, ela não pode agir até que seus membros cheguem a algum tipo de consenso para reescrever as regras.

A arquitetura operacional da DAO

Os DAOs precisarão encontrar maneiras de ir além de suas limitações estruturais existentes. Para se tornarem mais onipresentes, eles precisarão adotar uma infraestrutura e ferramentas escaláveis. Uma dessas restrições que isso ajudaria a resolver seria oferecer melhor uma governança justa e equilibrada. Como os DAOs são descentralizados, ele elimina estruturas hierárquicas legadas para que alguém possa ingressar e influenciar a comunidade com mais facilidade. Com organizações tradicionais – por exemplo, empresas públicas – há um corpo diretivo de líderes, seguido por membros do conselho e, finalmente, acionistas (que descobrem o que está acontecendo a cada três meses quando os lucros são anunciados). Com uma DAO, todos estão igualmente em todas e nenhuma dessas posições (dependendo de sua participação nas moedas e nível de participação). Portanto, dentro de uma DAO, é mais fácil para qualquer membro ter voz e votar dentro do grupo.

O desafio do consenso

No entanto, à medida que a comunidade cresce, torna-se fundamentalmente mais difícil tomar decisões rápidas ou mudar de rumo todos juntos. Em alguns casos, à medida que uma DAO cresce, subconjuntos menores de equipes serão criados para lidar com diferentes partes da organização. Para evitar que um participante provoque um desbalanceamento na tomada de decisão (prática conhecida como a tragédia dos comuns, ou o envenenamento do reservatório), técnicas aleatórias de participantes poderão ser aplicadas nestes subgrupos.

O fato é que a DAO deve manter a promessa de governança equitativa pelo que precisarão fazer ajustes estruturais a respeito das decisões tomadas.

O desafio da segurança

Além disso, as DAOs têm outro obstáculo por serem totalmente digitais: a estrutura está à mercê de vulnerabilidades. Isso foi evidenciado pelo ataque e roubo de $50 milhões de dólares da primeira DAO em 2016. O anonimato cria oportunidades para ataques. DAOs precisarão implementar governança de negócio e TI para proteger a integridade.

O desafio da regulatório

Finalmente, à medida que as DAOs – como todas as tecnologias emergentes – passam por mais escrutínio legal, também devem ser flexíveis aos novos requisitos regulatórios impostos para continuar operando fiel à sua natureza e com boa reputação. 

O potencial

DAOs são um caminho para a digitalização contínua de como trabalhamos, vivemos e fazemos negócios. DAOs estão prontas para crescer junto com os legados à medida que continuam a evoluir. 

Uma coisa é certa: a digitalização do mundo está apenas começando.

Grupo WhatsApp
host