Os Benefícios e Desafios da Descentralização nos Negócios:


Por Juliana Manara com ajuda do ChatGPT

Os Benefícios e Desafios da Descentralização nos Negócios: Novos Modelos de Gestão e os Impactos na Cultura Organizacional

Por décadas, o papel dos C-levels – CEO, CFO, CTO, entre outros – tem sido fundamental para o sucesso das grandes corporações. Revistas de negócios dedicam-se a trazer conteúdo específico para esses líderes, desde estratégias de mercado até a gestão de equipes. Mas e se, em um futuro não tão distante, a hierarquia tradicional não for mais necessária? E se a descentralização permitir que equipes auto-organizáveis e colaborativas assumam as decisões antes tomadas pelos altos cargos executivos? Este artigo explora essa possibilidade e os novos modelos de negócios que podem surgir a partir dela.

A descentralização tem sido cada vez mais discutida no mundo dos negócios, permitindo modelos baseados em equipes que tomam decisões de forma autônoma e colaborativa. Em vez do modelo hierárquico tradicional, em que as decisões são tomadas pelos altos cargos executivos (C-level) e repassadas de cima para baixo, modelos horizontais estão sendo a aposta mais racional dia após dia. Esses novos modelos, seja de negócio, gestão ou estrutura, não dependem da tecnologia para existir ou para que possam ser testados imediatamente.

No entanto, sem dúvida, a blockchain pode ser uma grande ajuda na formação desses novos modelos. Embora a blockchain não seja a causa desse movimento que vem ocorrendo há décadas, ela é uma consequência dele. Como tecnologia, sua velocidade e impacto são muito maiores, o que é evidenciado pelos novos modelos de negócios que foram possibilitados quase imediatamente com o surgimento da blockchain. Dentre eles, existem 4 que especialmente chamam a atenção.

  • Network fee charge é o modelo que a própria Blockchain usa para retroalimentar e recompensar quem trabalha para manter a rede viva. O ditos gas fees de uso da rede, pagos a cada aprovação feita aos pontos da rede responsáveis por fazer a verificação de cada transação pode com certeza ser visto como um novo modelo de negócio.
  • Já o Blockchain as a Service (BaaS) é um modelo de negócios em que as empresas fornecem uma plataforma para outras empresas usarem a tecnologia blockchain. Isso permite que as empresas usem a tecnologia blockchain sem precisar investir em infraestrutura, em um sistema simples de uso mas complexo em construção e valor, que permite a criação de infraestruturas em Blockchain através de APIs.
  • O Peer-to-Peer não é novo e pode ser considerado uma evolução do modelo plataforma, trabalhando em um sincronicidade mais fluida e com menor interação ainda de intermediários.
  • A Decentralized Autonomous Organization (DAO) com certeza deve aparecer na lista, talvez como um novo formato onde não somente o modelo de negócio muda, mas sim a forma de estrutura organizacional e o modelo de gestão também. Com certeza é uma das mais sensíveis para se implementar visto que é a que mais difere dos modelos atuais de trabalho.

Como uma excelente viabilizadora, a Blockchain permite o nascimento de modelos baseados em equipes auto-organizáveis e colaborativas, em que a comunicação é horizontal e as decisões são tomadas de forma descentralizada. Mas esses novos modelos, seja de negócio, gestão ou estrutura não dependem da tecnologia para existir ou para que possam ser testados imediatamente. No iCoLab mesmo, já foi testado a formação de uma DAO em um projeto interno utilizando o sistema Bitrix24 conhecido por sua estrutura complexa que une gestão de projetos e CRM, e que foi capaz de dar a sustentação necessária para a construção deste novo modelo de organização.

Dentro da experimentação destes novos modelos, tanto no projeto citado, como em vários outros use cases disponíveis, existem vários benefícios trazidos para o negócio:

  • Empoderamento dos colaboradores com a distribuição do poder de decisão, levando a um maior engajamento e também a uma maior consciência sobre o negócio;
  • Organizações descentralizadas podem existir em diferentes localizações geográficas, operando de forma simultânea através da descentralização da autoridade do planejamento estratégico em si e desenvolvendo gestores locais auto-suficientes;
  • Tomada de decisão precisa e rápida. Pode não parecer, mas a distribuição do poder de decisão leva à construção de formas mais efetivas de controle em diferentes níveis, distribuindo não somente o poder, mas a responsabilidade e tornando a agilidade da empresa muito maior;
  • Descentralização não quer dizer distribuição igualitária, quer dizer abraçar competências individuais. Ser um alto executivo não quer dizer que a pessoa sabe de tudo ou que sabe mais sobre um determinado assunto. A hierarquização não permite o aproveitamento das competências do time de forma correta, já a descentralização oferece flexibilidade o suficiente para que elas possam ser melhor aproveitadas.

Mas claro que nem somente de flores estão no caminho da descentralização de negócios, também existem desvantagens no uso da descentralização, que precisam ser analisadas e se possíveis planejadas e equilibradas:

  • A descentralização dificilmente ajuda pequenas empresas, especialmente startups. O contexto de adaptação e multidisciplinaridade sem burocracias ou limitações mais rígidas já acontece no dia a dia deste tipo de empresa. Aplicar o modelo descentralizado pode levar a uma confusão desnecessária.
  • Se a descentralização envolver redundâncias, é sinal de que não faz sentido aplicá-las. Vamos dizer que sua empresa já atua em unidades semi-autônomas e, por algum motivo, durante uma simulação de cenários, foi visto que cargos passariam a ser duplicados. Este é um sinal de que este modelo de gestão não faz sentido aqui.
  • Construir diversas unidades de negócios pode ser bastante desafiador, com o risco de as unidades terem pouco em comum tanto em identidade quanto em processos. Aplicar o modelo descentralizado sem esses dois fatores estarem impregnados pode dificultar ainda mais o processo de constituição de unidades.

Mesmo assim, novos projetos ao redor do mundo vem sendo criados utilizando o princípio de descentralização sendo ele o ponto crucial que permitiu que o projeto fosse viabilizado. Por exemplo, com foco na agricultura ****e encontrar novas formas de gerar alimentos para uma população em escala crescente, em Singapura foi criado um projeto de estufas de cultivo em edifícios de grande altura, recorrendo à agricultura vertical para apoiar sua população urbana. Projeto cuja a gestão e estrutura são totalmente decentralizadas, sendo a única forma de entregar os objetivos do projeto através do melhor aproveitamento dos espaços urbanos, reduzir desperdício pela forma de cultivo e pela eliminação da logística longa.

Na energia, a verdadeira descentralização de energia está sendo criada por baterias maiores e mais baratas, fornecidas por energia renovável, como fazendas solares e eólicas. Isso ajudará a democratizar a produção de energia em todo o mundo, reduzindo o controle centralizado de recursos naturais finitos. A descentralização também pode ser aplicada em logística, como demonstrado pela Amazon, que em 2019 ofereceu a seus funcionários até US$ 10.000 para iniciar um negócio de entrega próprio, incluindo aluguel de vans de entrega. Esse serviço de entrega de última milha criou um sistema de entrega muito descentralizado que reduz drasticamente sua dependência de empresas de logística tradicionais como a UPS e o serviço postal.

A centralização a curto prazo ajuda a começar e fazer as coisas mais rapidamente, mas a descentralização a longo prazo é fundamental para a escala e estabilidade. Arman Eshraghi, Forbes 2021

Embora muitos argumentem os benefícios da centralização, como a simplicidade e o maior controle, os sistemas centralizados têm um alto risco, sendo o maior deles a criação de um único ponto de falha que pode paralisar instantaneamente um sistema, seja um centro de distribuição de produtos ou uma sociedade inteira governada por um único líder. Já os sistemas descentralizados fornecem às pessoas em todo o mundo um acesso maior aos recursos, não apenas a alguns privilegiados. Sistemas distribuídos e descentralizados tem o potencial de realmente tornar o mundo um lugar mais justo e melhor.

Para isso ser possível, a cultura e o propósito são fundamentais. Se a cultura da sua empresa é baseada em centralização, onde os funcionários devem seguir políticas e diretrizes estritas, isso pode ser um obstáculo para a descentralização. Culturas centralizadas geralmente são avessas ao risco, e os funcionários são treinados para seguir ordens. A descentralização requer uma cultura dinâmica que construa uma organização de pensadores em vez de seguidores. Essa organização é composta de membros que recebem o objetivo geral e as diretrizes e são autorizados a tomar as decisões necessárias por conta própria, semelhante ao aprendizado de máquina. Fazer isso, gera culturas organizacionais que podem resolver problemas mais complexos, são mais fáceis de escalar e reduzem o risco de falhas a longo prazo.

A descentralização é um sistema altamente resiliente, confiável e escalável em comparação aos sistemas centralizados. É inevitável que ela se torne cada vez mais presente em todos os níveis da sociedade e dos negócios, seja em pequenas empresas, grandes corporações, comunidades ou até mesmo em nível nacional. Para aqueles que desejam se preparar para o futuro, a descentralização apresenta-se como uma opção altamente vantajosa. Empresários, gestores e governantes devem considerar seriamente testar essa opção, a fim de garantir o sucesso de seus empreendimentos e melhorar a qualidade de vida de todos.

Fontes:

https://www.masterclass.com/articles/decentralized-organizational-structure

https://www.forbes.com/sites/forbestechcouncil/2021/05/10/why-business-leaders-should-prepare-for-the-shift-to-decentralization/?sh=2af49ed0d601

https://medium.com/mvp-workshop/decentralized-business-model-canvas-1-9daf6e4bc9fe

Grupo WhatsApp
host