Saiba mais sobre os avanços e resultados do iCoLab Academy!

Saiba mais sobre os avanços e resultados do iCoLab Academy!

Confira abaixo os empolgantes avanços e resultados alcançados em 2023!

Em uma era onde a inovação e a colaboração moldam o cenário acadêmico, o iCoLab Academy emerge como um epicentro de transformação. Após minuciosa pesquisa de satisfação em meados de 2023, com os pesquisadores do iCoLab Academy, o Academy desencadeou uma série de mudanças significativas para elevar o engajamento e a satisfação dos iCoLabers a novos patamares.

E a partir de uma abordagem gamificada e descentralização estratégica nas tomadas de decisões, o Academy passou por uma notável pivotagem. E transição de grupos de pesquisa para Special Interest Groups (SIGs) temáticos hoje refletem muito mais a resposta proativa às demandas por pesquisas mais direcionadas.

E temos como pontos fundamentais:

  • Modelo de processo gamificado, no qual os pesquisadores poderão avançar através de um esquema engajamento, contribuição ativa  x pontuação;
  • Processos de tomada de decisão e curadoria cada vez mais descentralizados, a partir da figura dos facilitadores iCoLab, migrando, assim, cada vez mais para uma estrutura e organização  “DAO-like”. Assim, optamos, também, por uma nomenclatura, mais afim com essa nova economia, que hoje são os “facilitadores” dos SIGs (Special Interest Groups);
  • Substituição dos antigos grupos de pesquisa em SIGs temáticos. O iCoLab Academy sempre valorizou a transdisciplinaridade. Com essa abordagem e, percebendo uma demanda dos pesquisadores por pesquisas mais direcionadas e orientadas por temas nos quais têm interesse, substituímos a antiga divisão por áreas de atuação (Direito, Administração, Ciência da Computação, etc) pela divisão em grupos de trabalho (os SIGs). Contamos com 3 SIGs com as seguintes temáticas: Finanças Regenerativas e Sustentabilidade (ReFi), DAO e Governança. Cada SIG conta com um facilitador, um plano de trabalho e com entregáveis definidos.
  • Concentração das comunicações institucionais e chamadas para ações do iCoLab Academy em um único canal o grupo #TeamiCoLab com todos os pesquisadores.

E o que os pesquisadores vêm achando dessa mudança e o que esperar para 2024?

Ainda em janeiro, realizamos uma nova pesquisa de satisfação com os pesquisadores para saber o que estavam achando destas mudanças e como poderíamos melhorar ainda mais para entregar uma boa experiência em 2024. O resultado nos deixou muito orgulhosos!

  • 95,4% dos pesquisadores que responderam à pesquisa se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos com a experiência com iCoLab Academy no segundo semestre de 2023;
  • Quando perguntados qual o maior benefício que o iCoLab gerou para os pesquisadores em 2023, todas as respostas incluíram networking e conexões de valor, aprendizado e oportunidades de colaborar na geração e troca de conhecimento e acesso a conteúdos atualizados e curados sobre blockchain;
  • Houve interesse dos pesquisadores na continuidade dos SIGs já em andamento, além de interesse na implementação de novos SIGs com a temática DID (identidade digital descentralizada) e Segurança;
  • Por fim, quando perguntados se indicariam o iCoLab, 100% dos pesquisadores responderam que sim!

Adicionalmente, gostaríamos de trazer um pequeno resumo das atividades e entregas de cada SIG:

SIG ReFi / Sustentabilidade

O SIG de ReFi contou com 10 encontros no segundo semestre de 2023. 

Durante o semestre, o SIG desenvolveu um artigo para o iCoLab News, e , em novembro, promoveu um iCoLab Talk sobre DePIN e a “Valocracia”, com a presença do Rafael Castañeda, fundador do Casta Crypto, educador, criptólogo e tecnofilósofo. Nessas atividades, foram discutidos o papel da infraestrutura física descentralizada para projetos físicos, o papel da comunidade e tokenomics.

SIG DAO

Em setembro iniciamos um plano de ação para explorar oportunidades de empreender, realizando brainstorms e trocas de ideias no SIG de DAO.

No último trimestre de 2023 evoluímos muito:

a) estabelecido acordo de cooperação entre iCoLab e Maxi em cooperação com a plataforma ttps://descier.science/ e debatido/definir uma subdao/dapp.

b) identificamos problemas no modelo atual do fluxo para fazer ciência institucionalizada no Brasil e definimos hipótese a ser validada: 

c) Problema/hipótese definida – revisores – cada vez mais difícil achar um bom que faça trabalho voluntário e definimos possível

d) Formatado questionário e realizada uma pesquisa aberta com mais de 120 respondentes num único dia. Os resultados e os ótimos insights nos ajudam na validação do MVP de relacionado à avaliação de artigos científicos em periódicos acadêmicos

d) Solução: – estabelecido uma plataforma gerenciadora de revistas para contribuir/facilitar as conexões com os revisores e otimizar o fluxo das revistas/periódicos utilizando a plataforma já existente da deScier para testar o MVP.

e) Buscamos debater/explorar possíveis vantagens/benefícios do ciclo de engajamento: créditos em eventos e créditos para comprar e-books etc num modelo desta microeconomia (loyalty – utility token), remuneração/benefícios – utilizar tokens (com base na produção dos revisores), faz revisão – acumular token – trocar por descontos em eventos e; iniciado conversas para 

f) Avançar na validação das hipóteses com parcerias de Revistas estabelecidas

SIG Governança

E por último e não menos importante foi o Special Interest Group (SIG)  em Governança que tem como objetivo a construção do iCoLab Blockchain Governance Framework; propor um modelo de governança generalista e agnóstico em tecnologia capaz de abarcar as diferentes requisições para a implantação da tecnologia blockchain nos diferentes cenários que os setores públicos ou privados demandem. 

O SIG visa trazer duas contribuições ao ecossistema blockchain: teórica e prática. Sob a perspectiva teórica, busca uma revisão compreensiva dos fatores e aspectos essenciais para a implantação de uma solução em blockchain, tendo como caráter primordial a governança do sistema de informação. Tendo concluído a etapa teórica, busca-se validar as hipóteses e avançar num MVP prático que atestará a aplicabilidade deste Framework.  Modelo inicial apresentado em outubro no Congresso Iberoamérica.

Este foi um resumo do que alcançamos com a pivotagem iniciada no segundo semestre de 2023 e saber como os pesquisadores vinculados e engajados vêm se sentindo nestas mudanças. Ficamos muito entusiasmados com os resultados que indicam que estamos avançando e esperamos alcançar muito mais em 2024. Para isso, contamos com a colaboração, engajamento e vontade de aprender, trocar e produzir conhecimento e novos experimentos junto com vocês  #iCoLabers.

Junte-se ao time do iCoLab e testemunhe a sinergia entre inovação e conhecimento enquanto exploramos os bastidores dessas mudanças transformadoras no iCoLab Academy, saiba mais aqui nesse link: https://icolab.org.br/noticia/junte-se-ao-time-do-icolab-2/

E não perca mais tempo. Cadastre-se agora mesmo seu perfil através deste link: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedNtHKeXEPA1al0Hm3k4eFVDULk7YnKVDknpMaK2ShMzkqEw/viewform

Que 2024 seja um ano de muitas realizações para todos nós! O futuro está à espera, e queremos que você esteja conosco nessa jornada emocionante! 

Grupo WhatsApp
host