Tokenização é presente e futuro!

Tokenização é presente e futuro!

E você sabe o que é isso quer dizer?

Tokenização de ativos é um recurso baseado em blockchain que permite representar no mundo digital ativos reais (físicos ou não). A tokenização é um processo que já faz parte do nosso dia a dia, e atualmente é muito usada em transações financeiras online de bancos como é o caso do BNDES Token, por exemplo. E isso acontece pois a tecnologia Blockchain tem gerado um grande interesse no mundo pelo potencial de provocar a disrupção em diversos aspectos da sociedade e da economia, seja pelas características de transparência, imutabilidade e arquitetura distribuída, seja pelas aplicações que permitem a criação de novos modelos de negócio e a mudança na ordem econômica em determinados setores da economia. Uma das aplicações de maior potencial é a tokenização de ativos, que consiste no processo de converter um determinado ativo do mundo real em um token digital que pode ser movido, armazenado, transferido, manipulado e registrado de forma digital utilizando Blockchain.

“Se na história recente a segurança de dados está em alta, é necessário que se atente cada vez mais para os benefícios da tokenização. No Brasil, foi sancionada há pouco tempo a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), que regula e esclarece o uso de dados. E o motivo para que o token esteja dominando esse tipo de transação é bem simples: ao excluir o fator humano, a segurança aumenta, enquanto a margem de erro diminui.” afirma Geraldo Marques, co-fundador da Wibx, primeiro token do varejo nacional, e CEO e sócio fundador da SUSTEN ENERGIA

A tokenização de ativos viabiliza a criação de plataformas digitais de negociação, baseadas em Blockchain, que permitem negociar ativos que não são hoje facilmente negociados, tais como energia elétrica, créditos de carbono, patentes e direitos autorais ou o próprio poder computacional, entre outros. Mais do que isso, a tokenização pode amplificar mercados e aumentar o grau de liquidez de ativos tradicionais, tais como fundos de investimentos, mercado imobiliário, participações societárias ou créditos e títulos de qualquer natureza. Os benefícios para os mercados tradicionais são muitos: aumento de liquidez, maior velocidade, possibilidade de fracionamento, redução de barreiras e fricções, auditabilidade, maior segurança, transparência, rastreabilidade e imutabilidade. 

No entanto, para que essa transformação aconteça é essencial que exista uma plataforma digital para o gerenciamento do processo de tokenização destes ativos, o que  fez com que a OnePercent, nossa associada e parceria, criasse o Oken Asset Manager. O Oken é uma plataforma para criação e gestão de ativos digitais em Blockchain, na forma de smart contracts. Com o Oken, você pode tokenizar os ativos sob sua custódia de modo unitário ou fracionado. Mais do que emitir tokens, os smart contracts criados com o Oken permitem um controle granular de vários aspectos de seu funcionamento para atender diferentes demandas de negócio, e tudo isso baseado em padrões reconhecidos de mercado, como o ERC-20, o ST-588 e o ERC-1140.

E se você está se perguntando: por que tokenizar ativos? Nós temos a resposta! 

O Oken Asset Manager torna possível a criação de novos modelos de negócios baseados na tokenização de ativos, que possui um conjunto de atributos: Maior liquidez: ampliação da liquidez dos ativos, permitindo ser negociados por um número maior de investidores em diferentes plataformas digitais. Maior velocidade: tokens digitais em Blockchain são negociados, gerados e transferidos de forma mais rápida e com custos menores de transação. Maior transparência: os tokens digitais carregam os direitos e responsabilidades em sua própria arquitetura, garantindo maior transparência e segurança para as transações dos ativos tokenizados. Fracionamento: possibilidade de trabalhar com os ativos fracionados, permitindo acesso a um número cada vez maior de investidores a mercados hoje inacessíveis. Segurança: baseado em Blockchain, os tokens digitais oferecem maior segurança, rastreabilidade e imutabilidade das transações.

Novos modelos de negócio: criação de novos modelos de negócio e de um sistema financeiro mais democrático, mais eficiente e maior do que conhecemos atualmente. Controle de acesso: se o seu negócio exige que somente clientes previamente cadastrados possam operar os tokens, você pode vincular uma lista de acesso e habilitar as carteiras de seus clientes, assim somente endereços conhecidos poderão receber e transferir tokens. Este controle pode ser habilitado e desabilitado por você a qualquer momento. Limite total de unidades: caso seja necessário controlar o total de tokens – ideal para ativos com oferta limitada – é possível configurar um limite para as emissões. No momento de uma nova rodada de captação você pode ajustar o limite para um novo patamar.

Transações P2P: por padrão, contratos inteligentes de tokens permitem livres transações entre titulares de tokens. Você pode, no entanto, desabilitar todas as transações que não sejam originadas da sua carteira. Isto põe sob seu controle todas as movimentações de tokens do contrato – útil nos casos em que as transações precisam ser avaliadas ou em que a legislação não permite a formação de mercado secundário.

Recuperação de saldos: como proprietário do contrato, você tem o poder de emitir e destruir tokens. Na eventualidade de um titular perder o acesso à carteira, é possível – tomadas as devidas providências de segurança – emitir os tokens novamente para uma nova carteira, destruindo o saldo da carteira anterior.

Delegação de papéis: os contratos de token possuem papéis especiais para algumas funções, quais sejam – emissão de tokens, habilitar/desabilitar transações e queima de tokens. Você pode delegar um ou mais poderes para parceiros de negócio, ou carteiras diferentes sob seu controle.

Compatibilidade com carteiras de mercado: sendo os contratos de token aderentes à padrões reconhecidos pela comunidade, os tokens podem ser adicionados e operados em diversas carteiras de mercado, conforme a preferência de seus clientes.

Além de todos esse motivos, a OnePercent também fez história como o primeiro STO do Brasil

Quando se uniu com a Kria/Basement para inaugurar uma nova era em investimentos: o primeiro crowdfunding de investimentos baseado em Blockchain do Brasil. O modelo da oferta é de Security Token Offering (STO), ou seja, emissão de valores mobiliários que serão representados por tokens na Blockchain Ethereum, e representa a primeira oferta de STO em solo nacional e em conformidade com a regulação da CVM, Instrução CVM no 588, provando mais uma vez que não precisamos sair do Brasil para inovar.

O projeto faz parte de uma iniciativa da Kria/Basement, uma plataforma pioneira em investimento de startups no Brasil, que desde 2014 já captou de mais de R$ 28 milhões investidos em startups e construiu uma comunidade com mais de 40 mil entusiastas de inovação. A plataforma tecnológica foi desenvolvida pela OnePercent, uma organização focada no desenvolvimento de soluções em blockchain e atualmente uma das líderes nacionais no desenvolvimentos de projetos que utilizam essa tecnologia em diversos segmentos da economia e associada e parceira do iCoLab.

Segundo Fausto Vanin, partner da OnePercent, “A tecnologia blockchain tem um potencial que vai muito além das criptomoedas, podendo ser utilizada em empresas que desejam otimizar os processos, reduzir ou eliminar intermediários na cadeia de valor, garantir segurança e simetria de informações no mercado, ou permitir a criação de novos modelos de negócios, como é o caso do projeto que implementamos para a Kria”.

Blockchain fará parte de praticamente todos os mercados da nova economia, assim como a internet hoje está no core de qualquer organização, e nós queremos acelerar este processo junto aos nossos associados e clientes, junto com todas as organizações que estiverem dispostas para que isso aconteça! 

Esse conteúdo faz parte da nossa série de conteúdos com parceiros associados do iCoLab! E nos próximos dias, vamos continuar compartilhando muitos conteúdos iCoLab + One Percent, nosso parceiro associado com foco em explorar mais sobre nossas verticais de atuação, em que pensamos tech para resolver problemas reais e entregar soluções usando Blockchain com parceiros em cada etapa da execução.

Nosso próximo texto será sobre Rastreabilidade e muitos outros temas também  farão parte na nossa série e conteúdos.

Referências desse conteúdo com mais infos nos links 👇

👉https://drive.google.com/file/d/1vJhQC3jSMGNtRw8a0SdiKZOA2u7ikEi8/view?usp=sharing

👉https://drive.google.com/file/d/1c6EanjsNQa_AfMhVmISE_bGL8ljpZHko/view?usp=sharing

👉https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/geraldo-marques/38474/entenda-o-que-e-tokenizacao-e-por-que-o-mundo-esta-surfando-nessa-onda.html#:~:text=Atrav%C3%A9s%20da%20tecnologia%20blockchain%2C%20%C3%A9,energia%20e%20at%C3%A9%20mesmo%20celebridades.&text=Nesse%20caso%2C%20tokeniza%C3%A7%C3%A3o%20representa%2C%20tamb%C3%A9m,armazenado%20em%20um%20sistema%20blockchain.

Grupo WhatsApp
host