Vem aí a segunda edição do PPA 2023/2!

Vem aí a segunda edição do PPA 2023/2!

Venha participar da segunda edição do Programa de Pré-Aceleração Web3 Business Lab do iCoLab!

Inscreva seu projeto empreendedor no Web3 Business Lab – Turma 2023/2 com inscrições abertas! Saiba mais aqui: 

Após o sucesso da primeira edição do nosso programa de pré-aceleração e dos feedbacks e avaliações recebidas de que realmente estamos contribuindo com os projetos, vamos abrir as inscrições de novos projetos para 2023/2, segunda oportunidade para novos projetos, mais empreendedores e contamos com você!

Este programa tem como objetivo principal contribuir com os empreendedores para validar o ajuste entre o produto e o mercado (product market fit) e estruturar o crescimento do negócio no ambiente da Web3 & Blockchain. 

No Web3 Business Lab – Turma 2023/2  oferecemos workshops com muitos módulos de capacitação, mentorias coletivas e individuais e apoio personalizado a cada projeto selecionado, adaptado à sua maturidade e estágio de desenvolvimento. Em 4 meses, nós trabalharemos em conjunto para validar as hipóteses-chave do negócio e desenhar um caminho claro para o crescimento acelerado e sustentável. Além disso, o nosso Programa de Pré Aceleração (PPA) conta com um time multidisciplinar e experiente formado por: Sandra M. Heck, Thiago Ourives, Andreia Marins Martins, Antônio Bernardo Sciammarella, Jônadas Techio, Leonardo Cordouro, Miriã Antunes e Giulia Silvestre e convidados que são facilitadores e especialistas em vários temas necessários para contribuir na jornada dos  empreendedores para validar o ajuste entre o produto e o mercado (product market fit) e que estão prontos para contribuir novamente com tudo que conhecem!

Inscreva seu projeto aqui! 👇🏻

Acelerando Negócios na Web3 com Blockchain 

1. O iCoLab

Fundado em 2019, o iCoLab é o primeiro instituto colaborativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação totalmente focado em tecnologia blockchain do Brasil. Formado por pessoas e organizações vinculadas que se conectam e colaboram para fomentar, educar, simplificar a adoção e desenvolver projetos e soluções inovadoras para os negócios e para a sociedade.

Somos um hub dinâmico que potencializa conexões, empreendedorismo e inovação aberta na nova economia. Contamos com a inteligência coletiva de profissionais e especialistas com múltiplos conhecimentos e experiências. Somos membros afiliados ao BRI (Blockchain Research Institute, Canadá). 

Entregamos valor por meio de: 

  • Pesquisa aplicada : acadêmica e empresarial
  • Eventos: Webinars, iCoLab Talk, iCoCAST, W[3]BR, Blockchain Rio e SP
  • Educação: Capacitação empresarial e técnica no mercado Web3
  • Projetos P&D&I para resolver fricções e problemas reais das pessoas

Geramos conhecimento, fomentamos e executamos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nos diversos níveis de maturidade por meio de quatro principais iniciativas: iCoLab Academy; iCoLab Up; iCoLabiz e iCoLabchain. 

Convidamos você para conhecer mais o iCoLab e nos seguirem nas redes sociais e saber mais sobre o que estamos promovendo e produzindo na comunidade iCoLab https://linktr.ee/icolabbrasil.

2. O Blockchain & Web3 Business Lab

O Blockchain & Web3 Business Lab é um laboratório do iCoLab, e é a escolha certa para empreendedores que buscam acelerar negócios inovadores e construir pontes entre a Web2 e a Web3 usando Blockchain como motor para a sustentabilidade dos negócios, do ambiente e da sociedade. 

Com a iniciativa do iCoLab Up, nosso objetivo é contribuir com empreendedores – pessoas físicas, startups e empresas  a alcançar seu potencial máximo, oferecendo:

  • Validação rápida de casos de uso reais e soluções digitais propostas
  • Acolhimento para novos empreendedores com objetivos semelhantes
  • Atendimento às demandas de negócios por inovação orientadas à nova economia
  • Fomento a projetos sementes com startups e empresas
  • Educação com capacitação, orientação e mentoria  na co-criação/co-execução de projetos minimizando esforços e riscos

Em termos de conhecimento de mercado, dispomos de uma comunidade de especialistas com ampla experiência e trânsito nesses segmentos:

  • Agronegócio
  • Saúde
  • Utilities

Se você está pronto para levar seu negócio ao próximo nível usando a tecnologia Blockchain, junte-se a nós do Web3 & Blockchain Business Lab.

3. O programa de pré-aceleração 

O programa de pré-aceleração tem como objetivo principal contribuir com os empreendedores para validar o ajuste entre o produto e o mercado (product market fit) e estruturar o crescimento do negócio no ambiente da Web3 & Blockchain. Oferecemos diversos módulos de capacitação, mentorias coletivas e individuais e apoio personalizado a cada projeto selecionado, adaptado à sua maturidade e estágio de desenvolvimento. Em 4 meses, nós trabalharemos em conjunto para validar as hipóteses-chave do negócio e desenhar um caminho claro para o crescimento acelerado e sustentável.

3.1 O que oferecemos:

O Laboratório oferece uma ampla gama de recursos e apoios para o processo de pré-aceleração de seu projeto: 

  • Metodologia: Nosso programa de aceleração é projetado especificamente para ajudar os empreendedores a encontrar o ajuste entre o produto e o mercado (product market fit), especialmente no ambiente Web3. Durante 3 meses, oferecemos uma variedade de atividades de acompanhamento para todos os empreendedores participantes, incluindo trilhas de conteúdo personalizadas e mentorias individuais. Nossa metodologia é projetada para ajudar os empreendedores a se desenvolverem rapidamente e alcançarem seu potencial máximo no mercado Web3.
  • Modelagem de Negócio: O objetivo é colaborar para que o negócio seja montado de acordo com as características do mercado Web3 e do seu público-alvo em potencial, evitando adquirir vícios que possam gerar prejuízos morais e financeiros e reduzir os atritos que possam surgir com o mercado, superando gargalos e impedimentos.
  • Assistência técnica e tecnológica: Oferecemos apoio técnico para o desenvolvimento da tecnologia blockchain e outras tecnologias relacionadas à Web3.
  • Networking e acesso à comunidade do iCoLab: Inserimos o empreendedor na rede de profissionais e conexões com empresas bem-sucedidas no mercado Web3.
  • Assistência de Marketing: Auxiliamos as empresas no desenvolvimento de campanhas publicitárias, mídia digital, criação, gestão e de comunidades, e demais métodos estratégicos para serem bem posicionadas  no mercado Web3.
  • Assistência jurídica, regulatória, gestão e governança: Ensinamos, educamos, orientamos e mentoramos os principais processos para que a gestão do projeto esteja dentro da legalidade e de boas práticas de gestão e governança no mercado Web3.
  • Trilhas de Conteúdo: Mapeamos os conhecimentos necessários para  toda a startup crescer e montamos uma trilha de workshops, que inclui product-market fit, modelos e economia dos tokens, validação do processo de vendas, marketing digital, comunidade e customer success. 
  • Apoio para captação de investimentos: Ajudamos na  preparação do material de captação (teaser, deck, pitch e planilhas  financeiras), conexão com redes de anjos, aceleradoras, CVC´s e VCs no Brasil e exterior, e apoio na negociação e  contratos. 
  • Pré-Pitches com feedbacks de advisor´s experientes do mercado Web3
  • Certificado de Participação com a avaliação final da banca avaliadora para todos os empreendedores que finalizarem todo o programa.

Além do que oferecemos neste programa, iCoLab também agrega de forma opcional serviços específicos de quality assurance (QA), auditoria (técnica e jurídica) de acordo com as necessidades de cada projeto, startup e/ou aceleradoras e investidores.

4. Quem buscamos

Estamos procurando startups e empreendedores visionários que estejam preparados para explorar o potencial da tecnologia blockchain e com outras tecnologias relacionadas a Web3.


Procuramos interessados com, no mínimo, uma Prova de Conceito (POC) ou um Produto Mínimo Viável (MVP) desenvolvidos, que apresentem uma solução consistente com os critérios especificados a seguir.

4.1. Critérios de elegibilidade:

  • Nível de maturidade: a startup/empreendedor deve ter alcançado o nível de maturidade tecnológica (TRL) 3 ou 4, o que significa que a startup desenvolveu um conceito comprovado e/ou um protótipo de seu produto ou serviço.
  • Foco Web3 & Blockchain: O produto ou serviço da startup/empreendedor deve ser focado em tecnologias Web3, como blockchain, finanças descentralizadas (DeFi), DApps ou outras tecnologias descentralizadas.
  • Modelo de negócio: A startup/empreendedor deve ter um modelo de negócio claro que demonstre a solução, e como gerará receita e alcançará a rentabilidade.
  • Equipe: A startup/empreendedor deve ter uma equipe com as habilidades e experiência relevantes para desenvolver e levar o produto ao mercado.
  • Finanças: A startup/empreendedor deve ter alguma projeção financeira, ser auto-financiado ou ter um plano claro para obter financiamento.
  • Escalabilidade: O produto ou serviço da startup/empreendedor deve ter potencial para escalar e ter um impacto significativo no ecossistema Web3.

Se seu projeto ou solução se alinha com esse perfil e você é um(a) empreendedor(a) comprometido(a) em criar impacto positivo na sociedade, gostaríamos de conhecê-lo(a) melhor!

5. O processo de seleção 

O processo de seleção é composto por duas etapas, ambas eliminatórias. 

5.1 Formulário Online

Ao escrever sua aplicação, explique claramente os pontos-chave do seu modelo de negócio. Neste primeiro momento,  iremos analisar informações de mercado, competidores, proposta de  valor, regulamentação, a solução e qualificação da equipe. É importante preencher o  formulário com informações claras, baseadas em dados e aplicar a  “escrita lean” (constar apenas o fundamental, formulários muito longos não são desejáveis). 

5.2 Entrevista:

Para aquelas aplicações consistentes e com fit na pré-aceleração do programa Web3 Business Lab, agendaremos uma entrevista online para conhecer a equipe do projeto. Nesta etapa as equipes fazem seu pitch (5min) e respondem perguntas do nosso grupo com conhecimentos multidisciplinares e experiências neste universo, que poderá solicitar informações mais detalhadas sobre o mercado, estratégia de crescimento, estratégias go to market e qual o nível de inovação que apresenta. 

6. Contrapartida 

Em contrapartida por todo o programa de pré-aceleração, benefícios, e entrega de conteúdo, conhecimento, networking, mentorias e experiências ao longo de toda jornada empreendedora descritos neste documento, o empreendedor passará por negociação com o iCoLab para ceder entre 3 e 4% de direito de participação através de um instrumento a ser assinado com cada projeto selecionado (SAFE – Simple Agreement for Future Equity).

Vale ressaltar que o Web3 Business Lab conta com um time interdisciplinar de conhecimento e experiências em tech, inovação, negócios, empreendedorismo, legal, financeiro, gestão e governança e etc. em um único local para proporcionar aos participantes a experiência de empreender e validar seu modelo no universo da Web3, trazendo temas inovadores e focados para solucionar problemas de execução das mais diversas naturezas. De forma simples para gerar resultados consistentes ao longo do processo. São mais de 100 dias com muitos workshops, capacitações, mentorias individuais e em grupo.

Inscreva seu projeto aqui no link? https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeWA8mcWrRqcgTs9hIyBYSExAsVjykArSNSJTOmq3Dk9yI6hw/viewform👇🏻

Siga nossas redes no link: linktr.ee/ICOLABBRASIL e contribua com nosso propósito que é construir pontes para a nova economia, fortalecendo a colaboração e a confiança, usando Blockchain como motor.

Grupo WhatsApp
host