Vem aí nosso projeto de pesquisa do ICoLab liderado por Marcelo De Nardi

Vem aí nosso projeto de pesquisa do ICoLab liderado por Marcelo De Nardi

Dentro do Pilar Pesquisa está em desenvolvimento o projeto de Curadoria de Conteúdo em Blockchain por um grupo de pesquisadores associados do iCoLab – Instituto Colaborativo de Blockchain. O objetivo do projeto é coletar e catalogar conteúdos acadêmicos especializados relacionados à tecnologia Blockchain, classificando-os e avaliando conforme as quatro áreas de interesse: filosofia e sociologia, administração, jurídica e tecnologia da informação. Os textos coletados pelos pesquisadores serão catalogados e avaliados, compondo uma base de dados qualificada dessas avaliações a ser utilizada pelos próprios Pesquisadores e por todos os Associados do iCoLab. O projeto iniciará em janeiro/2021 sendo desenvolvido no contexto das atividades acadêmicas, coordenado pelo Prof. Marcelo De Nardi da Unisinos, gerando atividades para o Grupo de Pesquisa dedicado a Blockchain, registrado no CNPQ vinculado ao iCoLab.

Saiba mais sobre o Prof. Marcelo De Nardi que em entrevista nos contou sobre a sua jornada como pesquisador. Marcelo De Nardi, é Juiz Federal no Rio Grande do Sul (Brasil), Doutor em Direito e Especialista em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), e Especialista em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra (Brasil). É Professor Assistente na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (Brasil), vinculado ao Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios e lecionando também no Mestrado Profissional de Gestão e Negócios e nas graduações de Relações Internacionais e Direito. É professor convidado da Escola Superior da Magistratura Federal no Rio Grande do Sul (Brasil), e do curso de pós-graduação lato sensu “O Novo Direito Internacional” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). Teve participação em diversos projetos de aperfeiçoamento do Poder Judiciário Federal brasileiro. É consultor do Conselho da Justiça Federal (Brasil), e foi consultor do Conselho Nacional de Justiça (Brasil). Foi membro de delegações brasileiras perante a Organização dos Estados Americanos, e a Conferência da Haia para o Direito Internacional Privado. Tem experiência em Direito Internacional Privado, Direito Internacional do Comércio, e Direito dos Contratos, além de ser Líder do Pilar de Pesquisa aqui do iCoLab, de que é Associado-Fundador. 

Marcelo De Nardi é formado em Direito, mas ao longo da sua trajetória profissional exercitou outras habilidades e características. Como Juiz Federal esteve dedicado à Administração Pública em diferentes níveis, inclusive como Diretor do Foro da Seção Judiciária Federal do Rio Grande do Sul entre 2009 e 2011. Foi Diretor de Relações Públicas da Associação dos Juízes Federais do Brasil, e Presidente e Diretor Financeiro da Associação Escola da Magistratura Federal no Rio Grande do Sul (aESMAFE, atualmente AJUFERGS).

Além de todo o currículo relevante do Marcelo, perguntamos a ele como foi o começo na área da pesquisa e qual a importância dela? A pesquisa veio aos poucos se inserindo em um contexto profissional intenso. Iniciando com a Especialização em Direito Internacional financiada pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região, houve aproximação com a Academia aos poucos, envolvendo e cativando. O cumprimento dos deveres acadêmicos foi despertando o interesse e aperfeiçoando as preferências, de modo a encontrar caminhos para aprofundamento em certas atividades. A jornada foi muito mais de aproveitar oportunidades do que efetivamente buscá-las, mas o esforço de desempenhar as atividades iniciadas esteve muito presente o tempo todo.

Também perguntamos para o Marcelo: Quais dicas ele poderia compartilhar com quem está começando na área da pesquisa, e prontamente ele nos respondeu:

A pesquisa acadêmica demanda o exercício de um método preciso, através do qual os demais pesquisadores poderão reconhecer o valor do conteúdo produzido. Entender o método científico-acadêmico e sua lógica é o instrumento elementar para avançar na pesquisa, aliado a uma fortaleza quanto à lealdade de pesquisador e honestidade quanto aos resultados do trabalho desenvolvido. A confirmação ou refutação de uma hipótese de pesquisa são igualmente valiosas. Aprender a coletar fontes de informação e tratá-las com precisão e isenção, em modo cartesiano, são os grandes valores a desenvolver.

Ele acredita que pesquisadores empreendedores devem buscar ter as seguintes competências:

Lealdade acadêmica, consciência lógica do método de investigação e de exposição de resultados, perseverança.

Confira o conhecimento produzido pelo Marcelo De Nardi 👇

http://lattes.cnpq.br/0159538615334821

https://fb.watch/2a8DGPRMtc/

Nos acompanhe nas redes sociais:

www.icolab.org.br

iCoLab – Instituto Colaborativo de Blockchain – YouTube

iCoLab Blockchain @icolabbrasil

Grupo WhatsApp