O iCoLab, Feevale e o programa Inova RS juntas para a transformação mais humana e digital na saúde!
O iCoLab, em parceria com a Universidade Feevale e o programa Inova RS da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), entregou três cursos gratuitos para pesquisadores, entusiastas, empreendedores, gestores e profissionais da área de saúde no Rio Grande do Sul. A iniciativa teve como objetivo proporcionar uma experiência única de aprendizado para aqueles que já atuam ou desejam atuar no ecossistema de saúde. Os cursos foram realizados de forma totalmente online e abordaram temas relevantes e atuais na área da saúde, como telemedicina, transformação digital e inovação em saúde centrado na linha de cuidado da pessoa. Além disso, contaram com a participação de especialistas e profissionais do setor, que compartilharam suas experiências e conhecimentos.
No geral, os cursos entregues pelo iCoLab em parceria com a Universidade Feevale e o programa Inova RS foram uma oportunidade única na área de saúde no Rio Grande do Sul. Além de fornecer conhecimento e experiência prática, eles ajudaram a fomentar uma cultura de inovação e transformação digital na área da saúde pública e privada, preparando os participantes para os desafios onde as pessoas querem ser cuidadas e protagonistas da sua saúde.
Nós do iCoLab realizamos estas capacitações com foco na formação de pessoas especialmente num modelo de evolução no cuidado continuado em saúde para contribuir com a sustentabilidade numa visão futura no Brasil. Os cursos de Segurança da Informação: Privacidade e Proteção de Dados com os instrutores Marison Souza e Lucas Leite e mais os professores Diógenes Firmiano e Bernardo Madeira que representaram o iCoLab nos cursos de Saúde Digital e Tecnologias como Blockchain Garage – Full Stack totalizando quase 100 horas oferecidas gratuitamente pelo programa Inova RS.
Nestes cursos geramos sentimentos de inquietude e os alunos foram instigados a conhecer em profundidade a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei no 13.709/18) na área da saúde para todas as pessoas jurídicas de direito público e privado que precisam se adequar à referida legislação e ao mesmo tempo, evidenciar a conformidade com a LGPD. Foi abordado com profundidade a estratégia de Saúde Digital para o Brasil (ESD 2020-2028) e também as oportunidades com foco no cuidado continuado paciente e na gestão da saúde pública e privada. Um dos pontos muito explorados foi a interoperabilidade de dados sensíveis de saúde, todo seu contexto do prontuário, padronização e a unificação dos dados e pensando no melhor atendimento e na entrega de um melhor serviço pelos gestores e profissionais de saúde. A saúde no Brasil é por natureza descentralizada, heterogênea e com interesses diversos (tripartite, suplementar e privado) e portanto o caminho para a inovação na saúde precisa ser colaborativo e não pode estar fechado em silos.
Nesta perspectiva, os participantes puderam explorar as convergências tecnológicas como a Inteligência Artificial, IoT e Blockchain que se somam para reduzir fricções e custos nos serviços da cadeia e potencializam a entrega de funcionalidades simples para tornar o cidadão CEO da sua própria saúde, disponibilizando a carteira digital de saúde com a linha do tempo com segurança e transparência.
Os profissionais conheceram e vivenciaram diferentes estratégias, casos de uso práticos, assim como os modelos incentivos, protocolos de consenso e implementação. Foi apresentado como desenhar a arquitetura de uma rede de negócios descentralizada usando contratos inteligentes, criando três aplicações, todas com laboratórios práticos para preparar os alunos a dar o pontapé inicial no seu projeto e explorar modelos que começam a ser transformados para uma saúde mais humana e digital!
Confira alguns relatos e feedbacks de quem viveu essa formação e experiência conosco:
“O projeto Minha Saúde Digital é a representação prática das ações de um coletivo de agentes da saúde pública e privada”, afirma Diógenes Firmiano, um dos instrutores do curso Saúde Digital.
“Transformação e energia” é o sentimento que fica após 4 dias do curso diz o aluno Anderson Pereira Machado que é Agente de Retenção Clientes da Unimed Porto Alegre
“Trabalho no Grupo Hospitalar Conceição enfrentamos muitas dificuldades e muita resistência ao tentar implementar mudanças, novos sistemas, etc. É bastante trabalho para mudar uma cultura interna muito cristalizada… Mas o curso me trouxe esperança, vendo tudo que já é possível fazer com a tecnologia…muito bom curso! ❤”, comenta Ana Cristina Mallmann – Auxiliar Administrativo que também é psicóloga clínica.
“Ótimo curso, parabéns aos professores e ao iCoLab! Trouxe uma visão interessante do mercado atual de saúde, e de realidades ainda pouco conhecidas e exploradas.” diz Mario Oscar Steffen – CEO da Palma Sistemas e que resumiu o curso em uma frase “faz pensar fora da caixa”
Cristina Gonzalez Macedo, que trabalha com tecnologia e inovação na área da saúde e reabilitação na Luthier, diz que fica o “desafio e motivação para abrir horizontes” e, segundo Daniel Borges Hartmann, Gestor de TI na AFPERGS – Hospital Ernesto Dornelles, foi um “Excelente curso! Parabéns!”
O Gestor de Inovação e Tecnologia da SICT – Marcelo Kratz Mendes reforçou que “Os cursos foram fundamentais para atualizar atores de diversas instituições do RS sobre o estado da arte da Saúde Digital, LGPD e Blockchain na saúde. Por meio dos conhecimentos transmitidos pelos professores do iCoLab, esperamos que os alunos possam auxiliar na transformação da realidade em que atuam e, em última instância, na melhoria da prestação de serviços na área da saúde para a população.”
Realmente os alunos que se engajaram aproveitaram e gostaram muito! “Com um índice de satisfação de 9,8 (NPS), esperamos em breve estar ao lado da Feevale e Inova RS em outras oportunidades, pois estamos muito atentos às evoluções da saúde digital. O nosso propósito de transformar através da educação e da tecnologia é o que nos move para construir mais pontes e menos silos fortalecendo assim os ecossistemas para as pessoas se sentirem cuidadas.” afirma Sandra M. Heck Presidente do iCoLab
Mais informações sobre os diversos projetos (pesquisa, formação e piloto) do Minha Saúde Digital aqui:
https://www.mdpi.com/1424-8220/23/1/14
http://icolab.org.br/noticia/minha-saude-digital-transformando-a-saude-publica-e-privada-com-inovacao-e-tech/ http://icolab.org.br/noticia/icolab-e-instituicoes-do-rs-avancam-em-carteira-digital-de-saude-de-pacientes/
Siga nossas redes no link: linktr.ee/ICOLABBRASIL e contribua com nosso propósito que é construir pontes para a nova economia, fortalecendo a colaboração e a confiança, usando Blockchain como motor.